Escolha uma Página
O trabalho em um campo de mineração exige muito, tanto das máquinas quanto das pessoas, o que torna necessária a utilização de equipamentos em perfeitas condições para obter o melhor resultado possível. Por isso, a Hydac não só fabrica filtros hidráulicos, filtros de processo e de diesel, mas também combina esses componentes para entregar a melhor solução para o cliente — baseada em tecnologia de ponta, alta qualidade e testes que simulam a realidade do campo.

Com uma experiência de mais 50 anos no segmento de mineração, o que permitiu acumular um sólido conhecimento sobre as necessidades específicas do setor, a Hydac apresenta soluções personalizadas que atendem às mais diversas aplicações, da extração ao beneficiamento, tanto em minas subterrâneas quanto a céu aberto.

Além disso, com a inauguração da fábrica de filtros Hydac em Indaiatuba, em 2019, a empresa passou a ter mais agilidade e flexibilidade em linhas de produtos que são essenciais para este mercado, como elementos filtrantes e acumuladores hidráulicos. A capacitação das equipes das áreas de Produtos torna esses componentes em sistemas cada vez mais seguros, eficientes e inteligentes, o que se reflete em ganhos operacionais, maior disponibilidade de máquina e eficiência energética por meio de soluções customizadas e eficientes.

As soluções Hydac para os problemas de mineração

Sistemas Estacionários

No trabalho de mineração, máquinas como moinhos, motores hidráulicos, turbo geradores, postos de abastecimento, carregadores, transportadores por correias e sistemas de elevação estão constantemente sob risco de contaminação sólida ou líquida, o que pode danificar as válvulas e gerar problemas de manutenção.

Trocador de calor obstruído por particulado sólido | Hydac
Para evitar essas situações, surgiu a linha Hydac Optimicron®, uma grande aliada no combate à contaminação de sistemas hidráulicos de lubrificação. Composta por um sistema de multicamadas graduadas e produzida a partir de fibras especiais e um processo de plissagem customizado, este componente proporciona menor perda de carga e alta eficiência na retenção de partículas, garantindo maior vida útil do elemento filtrante.

Processos com Água

A mineração é caracterizada por ser um ambiente de elevada contaminação, com a presença de poeira, terra e do próprio minério extraído, todos estes em suspensão no ar. A migração destes contaminantes para os fluidos de processo é inevitável. Portanto, sistemas de refrigeração que possuem componentes sensíveis à contaminação, como trocadores de calor, sistema de selagem de bombas, equipamentos de perfuração e bicos pulverizadores em pátios de minério necessitam de filtros para sua proteção.

Visto que este problema poderia ser evitado com o uso de uma filtração eficiente e que não demandasse a utilização de mão de obra para fazer a limpeza do filtro responsável pela proteção desses pontos, a Hydac possui a linha de filtros automáticos RF3, o produto ideal para proteção dos equipamentos presentes na mineração, graças ao seu mecanismo de limpeza automático, sem intervenção manual.

Com elementos filtrantes especiais que proporcionam a melhor performance de limpeza do mercado, eliminando custos operacionais com paradas não programadas ou para limpeza dos elementos filtrantes, este filtro atende vazões de 5 até 7.500 m³/h e conta com múltiplos elementos filtrantes, garantindo que não ocorra interrupção do fluxo de filtragem mesmo durante a limpeza do elemento.

Além disso, o RF3 é entregue pronto para operar, contando com painel elétrico incorporado e um sistema de controle intuitivo que informa todos os parâmetros de monitoramento necessários. Entre as suas principais vantagens encontra-se:

Filtro Automático RF3 | Hydac

Filtro Automático RF3

  • Limpeza automática (retrolavagem) que reduz custos operacionais;
  • Filtragem e retrolavagem isocinética, que proporciona ótima eficiência;
  • Carcaça com design otimizado, gerando baixa perda de carga;
  • Sem interrupção do fluxo de filtragem durante a retrolavagem;
  • Limpeza (retrolavagem) individual em cada elemento filtrante;
  • Variáveis de operação com ajuste de parâmetros individuais;
  • Vários materiais, acessórios e configurações disponíveis;
  • Volume de descarte reduzido;
  • Assistência técnica no Brasil.

Por fim, como este filtro possui um sistema regenerativo, não existe a necessidade de descarte de elementos, evitando, assim, custos com a destinação correta dos cartuchos, que na grande maioria das vezes representa um custo alto para o processo produtivo.

Processos com Diesel

Com os requisitos cada vez mais rigorosos em relação aos padrões de emissão de poluentes, os fabricantes de motores a diesel precisam buscar tecnologias avançadas, que incluam novos sistemas de injeção, onde a pressão pode chegar até 3000 bar, e tolerâncias mecânicas baixas, por volta de 2µm.

Para garantir um perfeito funcionamento desses novos motores, faz-se necessária a filtragem do diesel antes do abastecimento, e o uso de filtros de alto desempenho nos motores.

Assim, a Hydac oferece soluções adequadas para a aplicação em tanques de armazenamento de diesel, pontos de abastecimento e caminhões de abastecimento em campo. Entre os produtos disponibilizados encontram-se:

  • Filtros ou sistemas de filtragem completos, incluindo bombas;
  • Filtros para remoção de partículas e água;
  • Sensores para o monitoramento das condições do fluido.

A remoção de partículas é uma das principais demandas no setor da mineração e é aqui que os filtros da série LVH-F® LOW VISCOSITY HOUSING FILTRATION, que utilizam elementos Optimicron® Diesel, ganham destaque, já que a sua utilização em tanques de armazenamento, nos pontos de abastecimento ou nos caminhões comboios é garantia de fornecimento de um diesel limpo. Além disso, o Optimicron tem a capacidade de retenção de partículas, o que significa um grande volume de diesel filtrado por elemento e um baixo custo de filtração. Por sua vez, a remoção de água do diesel ocorre por meio dos filtros LVH-CD LOW VISCOSITY HOUSING COALESCER DIESEL, que fazem uso de elementos Optimicron® Coalescer e Separator.  Essa tecnologia garante uma eficiência superior a 95% em uma única passagem.

Performance dos filtros LFH-F e LFH-CD | Hydac
Assim, a aplicação ideal para sistemas de abastecimento é feita através de duas tecnologias: remoção de partículas sólidas, através do filtro LVH-F, como primeiro estágio, e remoção de água no diesel, através do filtro LVH-CD, como segundo estágio. Numa outra etapa, para monitorar a qualidade do diesel, a Hydac disponibiliza o Fluid Control Unit FCU 1000 — equipamento portátil para análises pontuais — e o módulo de monitoramento CSM – Contamination Sensor Module, de aplicação estacionária.
FCU 1000 | Hydac
Fluid Control Unit FCU 1000
CSM - Contamination Sensor Module | Hydac
CSM – Contamination Sensor Module

Máquinas Móveis

Apesar de caminhões, perfuratrizes, escavadeiras, draglines e comboios de abastecimento parecerem imbatíveis, pequenas impurezas no diesel são capazes de danificar essas máquinas. Por isso, controlar essa contaminação no ambiente da mineração requer muita tecnologia e eficiência de filtração.

Os filtros Hydac foram concebidos exatamente para responder a estas questões, apresentando um alto desempenho no ambiente agressivo da mineração

Um dos destaques é a linha de Filtros Diesel Embarcados (HDP), que tem eficiência absoluta de remoção de partículas e acima de 95% na remoção de água, atendendo aos requisitos da norma ISO 16332. A instalação desta ferramenta garante ao equipamento:

  • Maior eficiência na separação e remoção de partículas e água;
  • Utilização de um elemento multicamadas que possibilita maior range de tamanho de partículas retidas no elemento e uma baixa perda de carga;
  • Utilização de fibras sintéticas que não sofrem interferências devido à presença de água e garantem eficiência acima de 95% na remoção da água, mesmo no final da vida útil do elemento;
  • Controle e eliminação da proliferação da contaminação biológica, propiciando excelente vida útil ao elemento, redução dos desgastes do equipamento, fluido e componentes;
  • Maior disponibilidade do equipamento;
  • Menor custo com a manutenção corretiva do motor.

A Hydac oferece também a alternativa de utilizar o elemento Biomicron® que, além de fazer a remoção de partículas e água, possui a função de eliminação e controle da contaminação biológica — um problema comum que pode reduzir o intervalo de troca do elemento.

Biomicron | Hydac

O material do meio filtrante e a maneira como o mesmo realiza a filtração são essenciais para garantir a proteção do motor diesel. Por isso, é utilizado o sistema de filtração com separação dos contaminantes em dois estágios, sendo o primeiro para remoção das partículas sólidas e separação da água, através de coalescência, e o segundo para remoção de água, através do princípio hidrofóbico.  Com essa combinação, conseguimos garantir a mesma eficiência por toda a vida útil do elemento.

Os filtros e elementos filtrantes Hydac estão ainda mais competitivos, com maior disponibilidade e rapidez nas entregas e, ao mesmo tempo, com a qualidade e garantia que somente um produto líder de mercado pode oferecer — são soluções eficazes aos principais problemas do segmento de mineração.