Tecnologia Stat-Free: a solução para problemas com verniz

Filtros especiais garantem o controle da contaminação e evitam danos provenientes da baixa condutividade.

O uso de modernos e ecológicos óleos hidráulicos e de lubrificação, assim como a tendência para instalações mais compactas e filtração mais apurada, acabam por gerar o agravamento dos problemas de carga e descarga eletrostáticas. Como resultado, os componentes montados numa instalação são nitidamente limitados em suas funções ou até mesmo danificados. 

Descargas eletrostáticas destroem elementos filtrantes, aceleram o envelhecimento do óleo, danificam válvulas e sensores, podendo até provocar explosões no tanque hidráulico. Por isso, para permitir um funcionamento econômico e seguro de toda a instalação, o uso de sistemas de filtração que impedem o surgimento das perigosas descargas eletrostáticas é sempre recomendado e, com isso, uma troca de óleo dispendiosa e fora do planejado também pode ser evitada.

Nesse sentido, a HYDAC conta com uma engenharia voltada para o desenvolvimento de filtros especiais, como aqueles que utilizam a tecnologia Stat-Free.

Com a capacidade de reduzir o carregamento eletrostático, estes filtros garantem o controle da contaminação e evitam os danos provenientes da baixa condutividade, aumentando, assim, a vida útil do fluido e dos componentes hidráulicos.

Aplicações

Uma das origens do contaminante verniz está relacionada com a baixa condutividade em aplicações que utilizam fluidos de Grupo Base II e III, onde podemos ter descargas eletrostáticas.

O contato do fluido com os componentes, bem como com a tubulação do sistema, pode gerar um carregamento eletrostático no fluido que, quando não dissipado corretamente, irá potencializar até encontrar um ponto de descarga.

Essa descarga eletrostática, além de poder causar problemas relacionados a verniz, também pode trazer outros danos ao sistema como, por exemplo, furos nos elementos filtrantes, falhas nos componentes eletrônicos e até mesmo micro explosões no reservatório.

Benefícios

  • Inigualável baixa carga eletrostática no elemento filtrante e também do fluido;

  • Eliminação da formação de verniz associada à presença de carregamento eletrostático;

  • Aumento da segurança operacional, visto que não existirão faíscas no sistema relacionadas ao carregamento eletrostático;

  • Aumento da vida útil do fluido devido à filtração de alto desempenho, sem degradação do óleo;

  • Proteção dos componentes eletrônicos do sistema que geralmente são afetados na presença de carregamento eletrostático;

  • Redução de custos devido a maiores intervalos entre trocas de elementos filtrantes e da carga de óleo.

Características

  • Meio filtrante com capacidade absoluta de retenção de partículas sólidas;
  • Configuração de poros gradativos e baixa perda de carga inicial, garantindo maior vida útil do elemento filtrante;
  • Possibilidade de intercambialidade dimensional para utilização da tecnologia Stat-Free no seu filtro atual, sem necessidade de troca da carcaça.

Além da tecnologia embarcada no nosso elemento HYDAC Stat-Free, a HYDAC também auxilia na análise do fluido, através de equipamento de última geração. Com nosso laboratório local podemos analisar a condutividade do seu fluido e, desta forma, orientar tecnicamente a melhor solução para o tratamento e preservação da carga de óleo, bem como do seu sistema hidráulico.

Assista o vídeo e conheça mais sobre a Tecnologia HYDAC Stat-Free

Fale com a HYDAC

Para saber mais sobre este produto ou solicitar orçamento:

ENTRE EM CONTATO

Conteúdo relacionado

Elemento HYDAC Biomicron: a solução contra a contaminação biológica do diesel
Tópicos e Produtos
| 5 minutos
Como reduzir em até 55% os custos operacionais nos sistemas de filtragem: conheça o novo filtro Double2Clean da HYDAC
Tópicos e Produtos
| 3 minutos
Filtros hidráulicos: a solução para reduzir CO2 em equipamentos móveis
Tópicos e Produtos
| 5 minutos