Escolha uma Página

Com a inauguração da fábrica de Indaiatuba, em outubro de 2019, a Hydac ganhou mais agilidade e flexibilidade, passando a produzir seus filtros hidráulicos no Brasil. Hoje, menos de dois anos depois, atingimos a meta de 200 mil unidades produzidas. A nova fábrica — cuja implantação esteve sob responsabilidade do gerente Jody Haibara — produziu 80 mil elementos somente no primeiro ano, 2020. “Em 2021, devemos chegar a mais de 300 mil elementos até o final do ano. Cerca da metade deste volume está sendo exportada para países como Alemanha e Estados Unidos”, comenta o gerente de Supply Chain Heiko Wirzberger.

Capaz de responder de maneira eficaz às mais diversas aplicações, a Hydac busca marcar presença em todos os segmentos, assim como ser líder de mercado. Por isso, para o diretor Augusto Souza, o marco de 200 mil elementos filtrantes significa “o aumento da participação de mercado e a consolidação da Hydac como um dos maiores fabricantes de elementos filtrantes na América Latina”.

Em um cenário em que qualidade é a palavra de ordem, o diretor Kurt Dannegger acrescenta que estes são os primeiros elementos filtrantes Hydac produzidos no país, e já alcançaram “nível de qualidade e produtividade igual ao da nossa matriz”.

Filtros 1 Hydac

Além dos resultados provenientes de um forte trabalho de equipe, os clientes também são responsáveis por essa conquista, graças à sua confiança nas soluções Hydac.

Filtros 4 Hydac

Filtros Hydac podem ser customizados

Preparada para produzir toda a linha de filtros existentes no portfólio Hydac, a unidade de Indaiatuba também permite criar novos modelos de filtros, projetados a partir da customização realizada para cada cliente.

A produção local consegue atender aos mais diversos mercados, como siderurgia, papel e celulose, mineração, óleo e gás, automotivo, geração de energia e fabricantes de máquinas.

Devido às particularidades de cada um destes mercados, o gerente Gabriel Souza afirma que “existem filtros hidráulicos projetados para cada aplicação e, com isso, conseguimos atender com excelência técnica aos mais diversos desafios relacionados com a filtração hidráulica de cada segmento”.

Filtros Hydac

Mercado e tendências em filtros hidráulicos

Fruto de uma grande evolução da hidráulica nos últimos anos, os filtros hidráulicos acompanharam esta tendência, garantindo aos diferentes sistemas um nível de limpeza cada vez maior.

Desta forma, foi possível registrar um crescimento no mercado de filtração, fruto também da importância dada pelos clientes, que buscam maior disponibilidade dos seus equipamentos e reduções de custos com trocas ou reparos de componentes hidráulicos.

Por outro lado, entre os principais focos do mercado de elementos também se destaca a questão ambiental, já que a Hydac acredita num trabalho em prol da sintonia entre tecnologia e meio ambiente. Nesse sentido, podemos citar alguns produtos Hydac, como por exemplo:

  • Elementos hidráulicos Optimicron®: Produzidos a partir de fibras especiais e através de um processo de plissagem customizado, estes elementos são projetados visando obter um ganho energético, assim como ter perda de carga menor e alta eficiência na retenção de partículas, proporcionado aos clientes maior vida útil do elemento em até 30%.
  • Elementos hidráulicos Stat-Free®: Possuem um meio filtrante especial que neutraliza o carregamento eletrostático no sistema hidráulico, evitando danos no elemento filtrante e no óleo hidráulico. Com isso, também é reduzido o descarte precoce desses componentes.
  • Tank Optimisation: A busca para redução de emissão de CO2 está cada vez maior por conta das regulamentações ambientais atuais. Sabendo disso, a Hydac desenvolveu a linha de filtros especiais RFB, que possibilita aos fabricantes de máquinas móveis a redução do reservatório hidráulico e, com isso, proporcionar uma máquina mais leve, reduzindo, assim, a emissão de CO2.

Com uma ação mundial na projeção de instalações e soluções eficazes, atingir o marco dos 200 mil filtros é motivo de muito orgulho para a Hydac, destacando-se como referência para o setor hidráulico brasileiro e mundial.