Como tornar a sua indústria sustentável em parceria com a HYDAC

A HYDAC coloca a sustentabilidade em primeiro plano, considerando tanto as necessidades do meio ambiente como as do mercado, desenvolvendo soluções que ajudam os seus clientes a também se tornarem sustentáveis.

Para falar em sustentabilidade no contexto industrial, é necessário ter uma visão mais abrangente desta questão que veio responder às necessidades do presente, sem nunca colocar em causa o futuro do ecossistema. Na verdade, este conceito vai além de políticas empresariais e começa cada vez mais a fazer parte dos valores dos consumidores.

A conclusão é de uma pesquisa desenvolvida pela Kerry, empresa irlandesa que viu a sustentabilidade mudar os hábitos de consumo mundiais. Entrevistando indivíduos dos quatro cantos do globo, os resultados são muito conclusivos: 75% dos entrevistados na América Latina revelaram ter a sustentabilidade como fator determinante na aquisição de bens alimentares.

Vale dizer que essas mudanças no comportamento dos consumidores são transversais a todas as vertentes do mercado, e o setor industrial não é exceção. Desde a sua fundação a HYDAC coloca a sustentabilidade em primeiro plano, considerando tanto as necessidades do meio ambiente como as do mercado, desenvolvendo soluções que ajudam os seus clientes a também se tornarem sustentáveis.

Os pilares da sustentabilidade

Tendo como mote do nosso trabalho os Objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), a HYDAC acredita na urgência da redução de emissões e de desperdício de resíduos para o bem-estar e a segurança do planeta. Nesse sentido, sabemos que é totalmente exequível atender aos objetivos dos nossos clientes, enquanto promovemos uma identidade sustentável em todo o processo produtivo. Oferecendo soluções amigas do ambiente através da cocriação com diversos parceiros do setor, continuamos a garantir a inovação e qualidade de referência que tanto caracterizam a tecnologia HYDAC.

Disposição

Sustentabilidade

Enquanto para algumas empresas a sustentabilidade poderia ser apenas uma tendência, na HYDAC a visão é de futuro e inovação e, por isso, a sustentabilidade está enraizada em nossas políticas.

Na verdade, este universo está rodeado de problemáticas, como por exemplo a troca de óleo muitas vezes sem necessidade, os filtros substituídos muito cedo, e os sistemas funcionais com especificações incorretas. Por isso, a HYDAC baseia sua estratégia na importância de atividades verdes, acreditando na consciência da utilização de recursos e consumo de energia para um futuro mais sustentável.

Além disso, asseguramos que soluções práticas e lucrativas podem ser igualmente amigas do planeta, tornando este fator uma possibilidade de nos destacarmos da concorrência.

Parceiros de desenvolvimento

Cocriação

A sustentabilidade também se faz de pessoas e, por essa razão, adotamos parcerias de ponta que estão mudando para melhor o futuro da indústria. É aqui que surge o conceito de cocriação que essencial para o sucesso das nossas estratégias sustentáveis, permite o desenvolvimento colaborativo de conceitos, produtos e serviços para os nossos clientes e parceiros.

Para a HYDAC, cocriação é significado de unir pessoas em suas ideias e essência. Assim, juntamo-nos a diversas empresas de forma a promover a sustentabilidade, por meio da criação, compartilhamento e testes de soluções eficientes e inovadoras.

Se por um lado a HYDAC considera a sustentabilidade um dever de todos, também o nosso trabalho não deve ser individualista. Identificando como principais lacunas do mercado e das áreas que necessitam de melhorias, somos capazes de expandir o nosso conhecimento e aprender a trabalhar para a sustentabilidade em conjunto.

Avaliar e interpretar

Inovação

A tecnologia é amiga do ambiente e a HYDAC consegue prová-lo com criatividade e dinamismo.

Na verdade, é no desenvolvimento de novos métodos, dispositivos e ferramentas tecnológicas que se baseia a sustentabilidade no setor industrial, já que ampliamos o leque de possibilidades para o futuro do mercado.

Por outro lado, nas nossas parcerias utilizamos uma abordagem colaborativa que permite que as tecnologias possam beneficiar da sua pegada ambiental, ao mesmo tempo que permanecem lucrativas do ponto de vista do negócio.

Por isso, o nosso portfólio conta com diversas ferramentas disponíveis para utilização, seja para a extensão da vida útil de fluidos, redução do tamanho dos tanques ou condicionamento de fluidos, aumento da vida útil dos componentes e sistemas, assim como redução da pegada de carbono.

Tecnologia amiga do ambiente

Com problemas como as alterações climáticas e a ineficiência energética na pauta de alguns dos principais debates da atualidade, é necessário perceber que a promoção da sustentabilidade pode ser alcançada através de pequenas mudanças.

Na verdade, são as pequenas garrafas de mostra de fluido hidráulico que assinalam o início do percurso sustentável da HYDAC, já que, consideradas o estímulo de todas as máquinas, estão diretamente relacionadas com a eficiência geral dos sistemas hidráulicos.

Já nos dias de hoje, algumas das iniciativas da HYDAC para um futuro sustentável são:

  • Laboratório de Fluido Virtual (LFV): solução de prevenção capaz de identificar qual o tempo de vida estimado de cada filtro
  • Linha de filtros RFB Compact: capaz de reduzir o tamanho do reservatório hidráulico em 40%, reduzindo o peso da máquina e os níveis de CO2
  • Unidade de Eliminação de Verniz (UEV): sistema eficiente e econômico que, ao resfriar o óleo para abaixo de 30°C, a solubilidade do verniz é reduzida, de forma que os depósitos possam ser facilmente removidos por meio de filtros adequados
  • Serviço de otimização de tanques: opção econômica que, utilizada em larga escala, pode contribuir de forma significativa para o meio ambiente

Certa da sua missão de tornar o futuro cada vez mais sustentável, a HYDAC baseia o seu trabalho em tecnologias ambientalmente responsáveis, por meio de sistemas e parcerias que compartilham dos mesmos valores.

Respondendo às necessidades do meio ambiente, assim como dos seus colaboradores e clientes, decidimos utilizar o nosso longo percurso como impulsionadores de tecnologias sustentáveis para criarmos um guia de cinco etapas que visa auxiliá-lo a tornar os seus sistemas hidráulicos mais amigos do planeta. Deixe seu e-mail abaixo, faça o download gratuito e inicie a sua jornada verde.

Fale com a HYDAC

Para saber mais sobre o nosso trabalho para a sustentabilidade:

ENTRE EM CONTATO

Conteúdo relacionado

Tecnologia HYDAC: soluções para o segmento de mineração
Tópicos e Produtos
| 10 minutos
Filtragem eficiente com a tecnologia HYDAC
Case de sucesso do Cliente
| 3 minutos
Soluções HYDAC IO-Link: Comunicação simples e fácil para a Indústria 4.0
Tópicos e Produtos
| 5 minutos