Escolha uma Página
Inovar a partir do desenvolvimento e implementação de grandes projetos, bem como da aplicação de tecnologia de ponta, faz parte da atuação da HYDAC em todos os países em que a empresa está presente. Nesse sentido, utilizando a sua capacidade de identificar as demandas futuras do setor e desenvolver soluções especializadas para atendê-las, a HYDAC Brasil acaba de inaugurar o primeiro laboratório de controle de fluidos do país.

Fluid Care Center, o primeiro laboratório de análise de fluidos do Brasil

Já tiveram início as operações do primeiro laboratório de controle de fluidos e análise de óleo desenvolvido pela HYDAC Brasil. Com o grande diferencial na forma como os resultados são apresentados e com um valor agregado para os clientes, o Fluid Care Center (FCC) busca criar soluções especializadas a partir dos parâmetros de medição analisados, orientando os clientes na tomada de decisão de ações corretivas no sistema hidráulico, bem como em relação à troca de componentes ou melhoria dos projetos, permitindo economizar tempo e evitar erros de interpretação.

Laboratório de Controle de Fluidos | HYDAC

“Para desenvolver o projeto foi necessário um ano e meio de trabalho, incluindo a construção do local, a instalação de mobílias e a aquisição das bancadas, além da calibração e manutenção dos equipamentos. Todo esse processo foi feito com base no know-how internacional da HYDAC sobre o segmento hidráulico e na experiência da companhia no desenvolvimento de laboratórios similares para a Alemanha e o Reino Unido”, afirma Fábio Medeiros, gerente de engenharia.

Com o intuito de garantir um serviço de excelente qualidade para os clientes, está sendo implementada uma estratégia de capacitação e treinamento para os colaboradores que atuarão no laboratório FCC, desenvolvida por uma equipe especializada na área de química, que presta serviços de consultoria de maneira remota para outras plantas da HYDAC na Alemanha e na República Tcheca.

Laboratório de Controle de Fluidos | HYDAC
Laboratório de Controle de Fluidos | HYDAC

“A localização estratégica do FCC na cidade de Indaiatuba — onde se encontra uma das fábricas da HYDAC Brasil —, visa a efetividade e eficiência na realização dos testes a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, permitirá apresentar para o cliente, com maior facilidade de acesso, tanto a planta quanto o novo laboratório na mesma visita”, diz o gerente.

Dessa maneira, o maior impacto para a região tem relação direta com a geração de novas demandas por mão de obra especializada até 2022, considerando que o Fluid Care Center é uma peça fundamental das áreas de engenharia e laboratório.

Soluções à medida das demandas do setor hidráulico

Análises regulares são vitais para monitorar a saúde dos sistemas e, por isso, o laboratório Fluid Care Center da HYDAC está equipado com tecnologia de ponta para realizar análises específicas e especializadas para determinar os níveis de contaminação dos fluidos, de desgaste dos materiais e de envelhecimento do óleo, entre outros:

  • Teste de condutividade elétrica de óleos (ASTM D 2624)
  • Análise microscópica de contaminantes e de distribuição que determina o tamanho / quantidade das partículas na amostra de óleo (ISO 4406)
  • Teste MPC para indicar a quantidade de partículas insolúveis ou verniz no óleo (ASTM D 7843)
  • Análise de viscosidade cinemática do óleo apontada para o desempenho dos lubrificantes (ASTM D 88)
  • Análise de TAN ou Índice de acidez do óleo (ASTM D 974)
  • Análise de teor de água no óleo nas máquinas hidráulicas, também conhecido como o método Karl Fischer (NBR 11348)
  • Limpeza técnica de componentes ou análise para determinar o nível de sujidade existente na peça (ISO 16232)
  • Teste de multipass dos elementos filtrantes (ISO 16889 / ISO 23369)
  • Teste de colapso de elemento (ISO 2941)
  • Gravimetria (DIN 65669)
Laboratório de Controle de Fluidos | HYDAC
A partir dos resultados obtidos nas análises de óleo e fluidos, é possível desenvolver as mais diversas soluções que permitam evitar a descarga eletrostática e a formação de verniz, por exemplo, além de diminuir o risco de travamento dos equipamentos e a alteração do grau de filtração da máquina. Dessa maneira, o FCC pretende desenvolver sistemas de filtragem específicos para as demandas apresentadas, até mesmo a criação de elementos customizados para cada cliente, de acordo com as necessidades técnicas e econômicas.

HYDAC LabPortal: para monitorar os resultados e manter a saúde do sistema no mesmo lugar

Com o objetivo de oferecer a possibilidade de gerenciar e monitorar os sistemas da planta, a HYDAC Brasil desenvolveu o LabPortal, uma ferramenta destinada aos clientes na qual é possível alocar os equipamentos, bem como supervisionar a condição dos fluidos. Além disso, a partir da criação de uma estrutura de planta online e através das análises laboratoriais, o portal permite também maior controle em um único lugar.

“Buscamos economizar o tempo na leitura e interpretação de relatórios, fornecer diagnósticos, status dos fluidos e planos de ação para garantir o ótimo desempenho do sistema. Assim, focado na solução de qualidade específica necessária para os clientes, os processos no FCC são orientados por uma equipe especializada e capaz de interpretar os mais diversos cenários dentro de um sistema hidráulico”, conclui Fabio Medeiros.

Dessa maneira, o ato de colocar em prática a inovação tecnológica nos diferentes segmentos da indústria depende não só da qualidade dos produtos e serviços no mercado, como da criação de soluções específicas e especializadas capazes de gerar valor e de atender as demandas dos consumidores.

Laboratório de Controle de Fluidos | HYDAC
Para saber mais sobre o Laboratório de Controle de Fluidos faça o download do seguinte PDF:
Capa PDF Laboratório de Controle de Fluidos | HYDAC
Para saber mais ou solicitar orçamento, entre em contato conosco ou consulte o distribuidor Hydac da sua região.