Escolha uma Página

Diferentes aplicações da indústria fabril precisam da implementação de processos de têmpera, uma técnica utilizada para o resfriamento forçado das peças. Durante esse processo, devido à alta diferença de temperatura entre a peça e o fluido, existe o risco de contaminação do óleo com partículas provenientes das peças resfriadas, bem como a aparição de deteriorantes e asfaltenos que se manifestam em forma de resina e borra. Como consequência disso, as paradas de máquina para manutenção acontecem com maior frequência, aumentando os custos operacionais e a troca de elementos filtrantes.

Nesse sentido, tanto a implementação de novas e melhores rotinas de manutenção quanto a aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta são cada vez mais exigidos pelo segmento fabril. Para atender a essa demanda, a HYDAC desenvolveu uma solução que permite evitar ao máximo a contaminação do fluido de têmpera e aumentar a vida útil do óleo, garantindo, ao mesmo tempo, a eficiência das máquinas.

QR Code - Oficial

Filtro Double2Clean (D2C): o resultado de décadas de experiência

Com base no know-how e na experiência de décadas no campo da filtração de óleos da HYDAC, a interação entre o processo de filtração e o desenho dos elementos filtrantes permite o desenvolvimento de soluções especializadas para atender as demandas do mercado local.

Destinado a todas as aplicações da indústria que utilizam as técnicas de têmpera para o endurecimento de peças, o filtro Double2Clean é a mais recente inovação desenvolvida pela HYDAC a partir do desenho de um elemento filtrante composto por um particulado grosseiro e um absoluto, conectados em paralelo hidraulicamente.

 

O D2C permite um sistema de filtragem mais eficiente e econômico como solução para o controle do fluido de têmpera. Dessa forma, o funcionamento do elemento grosseiro irá reter partículas maiores enquanto o elemento absoluto irá continuamente separar os agentes deteriorantes e as pequenas quantidades de água livre. Assim, a distribuição automática da vazão garante que a saturação de ambos os elementos ocorra ao mesmo tempo, para permitir a retenção de partículas sólidas e asfaltenos.

Atualmente, os sistemas de filtragem de têmpera são realizados por elementos tipo cesta, com capacidade de filtração grosseira entre 100 e 750 µm. Apesar desses filtros serem limpos, em alguns casos a contaminação concentra maior quantidade de partículas e dificulta a limpeza satisfatória. Por isso, os filtros absolutos são geralmente instalados em linhas off lines — linhas independentes do sistema principal.

Por outro lado, devido à contaminação do fluido e à presença de partículas como resinas e borras, a saturação do filtro ocorre mais rapidamente, resultando em paradas de maior complexidade na operação e forçando a troca de elementos ao mesmo tempo que o processo de limpeza dos filtros e trocadores de calor é realizado.

Assim, para garantir que os sistemas de filtragem dos equipamentos sejam mais eficientes, o Double2Clean da HYDAC permite a aplicação nos diferentes segmentos da indústria a partir de alguns benefícios específicos como: o desenho mais compacto e de fácil manutenção, economia de custos anuais estimada de 55%, fabricação total em aço inox, redução de paradas inesperadas das máquinas, bem como a melhora significativa na limpeza do fluido e o aumento de vida útil do mesmo.

Para conhecer mais sobre os nossos equipamentos e os sistemas de filtragem especializados para a sua indústria, entre em contato conosco ou consulte o distribuidor HYDAC da sua região.