Escolha uma Página
A indústria de óleo e gás no Brasil é uma das principais atividades econômicas do país — ocupa o terceiro lugar no ranking, juntamente com setores como pecuária e extração de minerais. Segundo estimativas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), esta indústria seria responsável por 53% da parcela majoritária de investimento brasileiro até 2022. Além disso, como um setor que exige constante transformação, torna-se essencial o avanço tecnológico e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos para garantir o seu crescimento no mercado.

Por outro lado, a produção offshore brasileira tem apresentado crescimento significativo ano após ano, principalmente a partir de grandes investimentos no território nacional.

No entanto, para atingir o seu objetivo de longo prazo, o desenvolvimento de produtos de ótima qualidade e a aplicação de tecnologia de ponta são fundamentais.

Diante desse cenário, para atender as exigentes demandas deste segmento, a HYDAC Brasil promove o desenvolvimento de soluções especializadas a partir do fornecimento de equipamentos para cada aplicação da indústria de óleo e gás no país. Além disso, fatores chave como qualidade, segurança e tecnologia de ponta aplicada estão presentes no portfólio de produtos da companhia.

Óleo e gás | HYDAC

Sistemas de filtragem especializados em óleo e gás

Entre os principais diferenciais da HYDAC para satisfazer as necessidades dessa indústria, os sistemas de filtragem têm um importante destaque. Devido à tecnologia de ponta aplicada, os sistemas de filtragem são desenvolvidos e customizados para garantir a eficiência máxima dos equipamentos onde estão aplicados (como, por exemplo, área classificada, certificações exigidas, fluidos à base de água).

Para este segmento, os filtros de alta pressão como MPSSF (até 450 bar), HPSSF (até 700 bar) e ACSSF (até 1035 bar) contam com construção em aço inoxidável para reduzir o desgaste prematuro e filtrar contaminantes presentes em sistemas hidráulicos offshore (topside e subsea), bem como aqueles provenientes dos produtos químicos e sistemas de engenharia de processos industriais.
Filtros para a indústria de óleo e gás | HYDAC
Existem também os acessórios desenvolvidos para os filtros hidráulicos que permitem indicar o nível de contaminação presente no elemento filtrante.

Assim, o indicador de entupimento para área classificada modelo VDHA da HYDAC atua por meio da indicação de pressão estática ou pressão diferencial.

Modelo VDHA | HYDAC
Além disso, alguns filtros padrão Inline e Offline têm respiradores e elementos de filtro de alto desempenho para operações de sistema mais seguras e eficientes.

Entre eles, encontra-se a linha de filtros duplex AFLD (Norma API 614) para sistemas de lubrificação e para óleos hidráulicos usados em equipamentos de perfuração e nas aplicações de turbogeradores.

Filtros duplex AFLD | HYDAC

Filtros de Processo para aplicações de petróleo e gás

Os filtros de retrolavagem automáticos, filtros Inline e filtros de gás são desenvolvidos para realizar várias tarefas de filtração de fluidos e gases de processo. Assim, a aplicação inclui:

  • Filtração de água de injeção onshore e offshore;
  • Filtragem de gás e água de vedação e filtração de gás combustível;
  • Lavagem de oleoduto (pré-comissionamento de oleodutos);
  • Filtração de Monoetilenoglicol (MEG).

Em aplicações específicas, o filtro de retrolavagem automático modelo RF3 é utilizado para filtração grosseira de água de injeção. Já para filtração de impurezas em sistemas de injeção de água de superfície, o filtro Inline da série PLF1 permite a proteção das bombas de alta pressão e filtração de MEG, gás condensado e, em ambientes mais agressivos, a filtração offshore de mercúrio condensado.

Elementos filtrantes com tecnologia de ponta

Elementos filtrantes | HYDAC
A HYDAC oferece uma tecnologia de elementos filtrantes de alta qualidade que é constantemente aprimorada devido à experiência de campo, pesquisa e desenvolvimento durante o tempo de operação da companhia no Brasil.

Assim, disponíveis como Stat-Free e Stat-X, esses elementos filtrantes foram desenvolvidos com tecnologia especial para aplicações em sistemas extremamente críticos e áreas classificadas, a fim de evitar a carga e descarga eletrostática (ESD), pois isto pode causar danos aos filtros e aos componentes do sistema, bem como o envelhecimento prematuro do óleo.

Linha de acumuladores, acessórios e equipamentos de segurança

Neste segmento, a HYDAC — juntamente com a subsidiária QHP —, é a única companhia no mundo a projetar, desenvolver, fabricar e distribuir todas as formas e tipos de acumuladores hidráulicos para variadas aplicações de óleo e gás, tanto onshore quanto offshore e subsea.

Para atender as demandas do setor, os acumuladores desenvolvidos pela HYDAC estão integrados com sistema de monitoramento pré-carga p0-Guard, que permite o controle de pressão do fluido e da função de carregamento do acumulador, bem como a detecção e indicação da queda de pressão. Assim, entre os mais destacados, encontram-se:

  • Acumuladores de Bexiga

Monitoramento integrado de pressão e temperatura durante a operação e em interfaces diferentes. Do lado do gás há uma válvula de segurança de aço inoxidável e fusíveis de temperatura; do lado do fluido, blocos de segurança e fechamento que podem ser aplicados em equipamentos topside e subsea de alta pressão até 1500 bar, em uma profundidade de mais de 3000 metros.

  • Acumuladores de Pistão

Aceita tecnologia magnetostrictiva, com sistema de vedação validado e disponível para comprimentos de até 4 metros, para aplicações que necessitam de compensação de movimento, como em guindastes para lançamentos de equipamentos submarinos, torres de perfuração, gangways, entre outros.

  • Acumuladores de Diafragma

Desenhados para aplicações em selos mecânicos.

Acumuladores de bexiga | HYDAC

Acumuladores de Bexiga

Acumuladores de Pistão | HYDAC

Acumuladores de Pistão

Acumuladores de Diafragma | HYDAC

Acumuladores de Diafragma

Manutenção 4.0 na indústria de óleo e gás: preditiva e proativa

Prever e evitar danos aos sistemas de fluido, garantir a otimização dos processos e reduzir custos relacionados a essa problemática é algo indispensável para as empresas do segmento de óleo e gás e que gera valor agregado ao negócio.

Para isso, a HYDAC disponibiliza um sistema especializado de análise de fluidos centralizado no novo laboratório Fluid Care Center. Por meio da instalação de sensores nas máquinas é possível monitorar as condições operacionais (fatores como pressão, temperatura e vibração), as condições do fluido (existência de partículas sólidas, saturação e desgaste do óleo) e as condições dos componentes (válvulas, filtros, acumuladores, trocadores de calor).

Dessa maneira, com o apoio de uma equipe de especialistas e a partir da análise dos resultados obtidos e armazenados na nuvem do sistema LabPortal da HYDAC, é possível realizar a manutenção preditiva e proativa para o cliente, além de oferecer um serviço de qualidade e desenvolver soluções à medida das demandas do setor de óleo e gás.